WebAnalytics: Mensuração e análise dos dados estatísticos de audiência
Obter dados de audiência que comprovem a eficiência de uma peça de comunicação sempre foi o maior desafio para as agências de publicidade, veículos e anunciantes. Para as mídias off-line (jornal, revista, rádio, TV) existem ferramentas que fazem boas estimativas com índices de precisão aceitáveis. Porém os números obtidos não passam de estimativas!
No ambiente on-line existem diversas ferramentas para executar a mensuração de audiência nos mais variados canais e ações de marketing digital. A combinação destas ferramentas permite a obtenção de dados totalmente precisos a respeito de inúmeros critérios.
Uma boa definição, designada pelo Aberdeen Group é: “Web Analytics consiste no monitoramento e reporte de uso dos sites para que as empresas possam obter um melhor entendimento das complexas interações entre as ações dos visitantes e os recursos que o site oferece.”
Business Intelligence
Inteligência de Mercado, traduzido como Business Intelligence é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à tomada de decisões e à gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis. As tecnologias e metodologias de BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do Business Intelligence é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados (BigData). Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados.
Com o cruzamento dos dados estatísticos de audiências das ferramentas utilizadas no plano de Marketing Digital e com os dados de negócio, é possível obter informações que demonstram os comportamentos dos visitantes e permitem entender os seus interesses em relação aos produtos e serviços da empresa. Mais do que isso, a utilização de números exatos que mensuram a audiência das ações possibilita o cálculo preciso de Retorno sobre o Investimento.
O que fazemos em WebAnalytics e Business Intelligence
- Planejamento e Definição de objetivos, KPIs e Metas de Conversão
- Estimativas de budget e desempenho
- Implementação do Google Universal Analytics ou TagManager
- Configuração de Metas e Funis de Conversão
- Extração de relatórios
- Elaboração de Dashboards / painéis para visualização de informações
- Análise de desempenho, Demonstração de ROI e sugestões de melhorias
O que sua empresa recebe
- Dados precisos do comportamento e interesses dos visitantes do site
- Aferição do retorno sobre o investimento
- Entendimento da relação dos visitantes como conteúdo dos canais digitais
- Sugestões de melhorias nas mídias digitais e sociais
- Informações precisas para tomada de decisão
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